terça-feira, 21 de julho de 2009

Reflexão/Comentário à Acção de Formação “Exploração de imagens e gráficos na Matemática”

Realizar uma reflexão sobre o que aprendi nesta Formação não é tarefa fácil, quando se quer transmitir por palavras tudo aquilo que queremos dizer sobre as aprendizagens realizadas, a motivação despertada e o “gozo”sentido na sua frequência.
Aprendizagens…
Construir um blog e um vídeo… “Uí que tarefa complicada!”
Seguir as instruções do formador, “esbarrar” e tornar a tentar… Tarefa superada.
Realizei algo simples. Tenho consciência disso. No entanto, esta aprendizagem ser-me-á bastante útil na construção de futuros trabalhos. Aliás, esta Acção serviu, e muito bem para ensinar/motivar os meus alunos a construírem os seus próprios vídeos e blogs: Os trabalhos realizados no contexto sala de aula, os alunos poderão vê-los em casa, remodelá-los… Agora numa perspectiva mais motivadora. Os próprios Encarregados de Educação ao depararem com os trabalhos dos seus educandos, poderão manifestar interesse por esta aprendizagem.
Motivação/”Gozo”…
Ultrapassar obstáculos e vencê-los desperta entusiasmo no ser humano. Neste aspecto, esta Acção também cumpriu cem por cento esse objectivo.
Manifesto o prazer sentido no companheirismo do grupo de trabalho. Colegas e Formador. Boa equipa.
Por último, resta-me afirmar que as aprendizagens realizadas já as apliquei noutra áreas, para alem do domínio matemático.
O meu mundo do fitness já ficou enriquecido com este novo saber, com o devido consentimento realizei um vídeo de uma aula de ginásticas de academia. Trabalho este só possível através da minha frequência nesta Acção de Formação.
“Exploração de imagens e gráficos na Matemática”, uma mais-valia no meu conjunto de saberes!

segunda-feira, 13 de julho de 2009

domingo, 12 de julho de 2009

Conclusão

Esta seria uma experiência a realizar com os alunos. Pois, disputar-lhes o entusiasmo e motivação foi também o objectivo deste blog.
Simples, mas o pioneiro para outro de índole bem superior.
Aprendizagem realizada. Agora, venha a experiência!
Fico grata pela participação/frequência nesta acção de formação

A formanda

Elsa Sá

PARALELISMO





FIGURAS GEOMÉTRICAS



SIMETRIAS



BEM VINDO AO MEU BLOOG!

Principiante na matéria, mas com vontade de apreender... Construi o meu bloog... Difícil tarefa para quem não domina estas tecnologias mas, esta formação vai ajudar-me a ultrapassar as dificuldades e vencer este desafio.
Mostrar aos alunos, através de um bloog, que a Matemática é nossa forte aliada e que a Natureza espelha esta grande disciplina foi um objectivo.
Saímos à rua, munidos com máquinas fotográficas.